O PSG conquistou o tri campeonato consecutivo da Ligue 1, o Campeonato Francês. No total, a equipe da capital acumula 12 conquistas e é o maior vencedor do torneio. A confirmação do título veio neste domingo (28), após derrota do Monaco por 3 a 2 para o Lyon.
A definição foi atrasada em um dia, já que o PSG entrou em campo no sábado, mas não conseguiu vencer o Le Havre. O empate por 3×3 no Parque dos Príncipes ainda dava possibilidades matemáticas do Monaco alcançar o rival na tabela, mas a derrota tornou esse sonho impossível. Faltando três rodadas para o fim do campeonato, o PSG tem 70 pontos, 12 a mais que o vice-líder.
O PSG é controlado pela Qatar Sports Investments desde 2011 e o fundo injeta muito dinheiro no clube, sonhando em conquistar a Champions League. Na administração estrangeira, o Paris Saint Germain formou uma verdadeira hegemonia nacional. Dos 12 títulos totais, dez foram vencidos a partir da temporada 2012/2013. De lá pra cá, apenas Monaco em 2016/17, e Lille em 2020/21 conseguiram furar a bolha e comemorar a taça.
A capital da França não estava tão acostumada a acompanhar futebol até a chegada dos donos ricos ao PSG. O Ranking de maiores campeões é seguido de Saint-Étienne, Olympique de Marselha, Monaco, Nantes e Lyon. Antes considerado como a grande potência francesa, o Étienne não vence a liga desde a temporada 1980-81, mas ainda ocupa a vice colocação.
Como destaques individuais, a lista de jogadores com mais títulos é recheada de brasileiros e, claro, do PSG. Marquinhos tem 9 conquistas e abre a lista ao lado do italiano Verrati. Atrás deles, Kimpembe tem 8, enquanto Thiago Silva e Juninho Pernambucano foram campeões em 7 oportunidades.
Do Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário