A revista France Football, responsável pela idealização do prêmio Bola de Ouro, divulgou nesta sexta-feira, 9, novos detalhes sobre a votação que deu o título de melhor jogador do mundo ao volante Rodri. Segundo o periódico, o espanhol ficou apenas 41 pontos à frente de Vinicius Júnior na disputa pelo prêmio.
De acordo com a revista, 99 jurados dos 100 principais países que integram a Fifa -- com exceção da Síria, que não votou -- votaram na escolha do prêmio masculino da Bola de Ouro. No caso das mulheres, foram 49 jurados das 50 principais nações -- a exceção aqui é a Costa Rica, cujo representante não votou.
A France Football afirma que a diferença de 41 pontos entre Rodri, eleito melhor do mundo, e Vinicius Jr, segundo no ranking, é uma 'disputa apertada'.
Na eleição, os jurados montam seu 'top 10' de indicados à Bola de Ouro. O primeiro na lista de cada votante recebe 15 pontos, o segundo leva 12, o terceiro 10 e, assim, sucessivamente. No total, Rodri somou 1170 pontos, contra 1129 de Vini Jr.
Durante a fase de escolha, Vini Jr ficou de fora do 'top 10' de três jurados. Já Rodri, foi excluído da lista de cinco votantes. Além do Vini Jr e Rodri, também foram citados, como primeiros colocados, Jude Bellingham, Dani Carvajal e Toni Kross, do Real Madrid. Kylian Mbappé, Erling Haaland, Lautaro Martinez e Ademola Lookman também foram citados, uma vez cada um.
Vini Jr 'no limite' após perder premiação
Vinicius Junior, de 24 anos, era tido como um dos favoritos entre os indicados à Bola de Ouro de 2024. No entanto, o jogador brasileiro foi derrotado por Rodri, integrando do Manchester City.
Conforme o jornal espanhol As, a equipe do Real Madrid avalia o que pode ter acontecido para que o ponta-esquerda não tenha levado o prêmio. O veículo ainda afirma que a derrota pode afetar o futuro do atleta, visto que ele está lidando com uma série de coisas e esta somatória o deixa 'no limite das circunstâncias'.
"A primeira conclusão a que se chega é que, muito provavelmente, os votos de Vinicius foram afetados pelos que podem ter recebido os seus companheiros Bellingham e Carvajal, especialmente o inglês. Alguns tiraram votos de outros, é inevitável", pontua Marcos Ruiz, em sua coluna no As.
O jornalista ainda explica que perder a Bola de Ouro pode dificultar a vida de Vini Jr no futuro.
"Além da decepção inicial, tudo o que aconteceu poderá ter consequências para o futuro do craque brasileiro no Real Madrid. O jogador de futebol começa a se sentir no limite devido a diversas circunstâncias. A primeira está ligada ao que aconteceu com a Bola de Ouro, devido ao sentimento de impotência que se tem ao jogar a Liga. Vini sente que os árbitros, em vez de protegê-lo, acabam o repreendendo por chamar a atenção para o que está acontecendo com ele em campo. Por outro lado, e isso pesa muito para ele, os episódios racistas que teve de sofrer em Espanha, alguns muito desagradáveis".
Com a derrota de Vinicius, o Brasil completa 17 anos sem um vencedor no Bola de Ouro. O último foi em 2007, quando Kaká conquistou a taça pelo Milan. Mesmo sem levar o 'ouro' para casa, Vini Jr ganhou uma posição de destaque. Segundo a revista France Football, que organiza o evento, ele ficou em segundo lugar. O Brasil não pega uma posição tão boa desde 2015 e 2017, quando Neymar ficou em terceiro.
A premiação foi criada pela revista em 1956 e, com o passar dos anos, se tornou o mais prestigioso prêmio do futebol internacional. Em 1990, a FIFA criou um prêmio oficial que rivaliza com o Bola de Ouro. Em 2010, foi criada uma parceria com a revista. Entre 2010 e 2015, a taça da Bola de Ouro foi entregue como premiação oficial da FIFA. A parceria terminou e em meados de 2016 a FIFA criou o prêmio The Best.
Do Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário