Josep Maria Bartomeu entra em seu último ano de mandato como presidente do Barcelona sob pressão. A temporada marcada pela pandemia do novo coronavírus foi também cheia de crises no futebol, incluindo críticas abertas do maior craque da equipe, Lionel Messi.
O astro, aliás, tem discussões em aberto para renovar, um tema que o dirigente máximo do clube garante que não preocupa - disse até que a renovação que entende como prioritária é a do goleiro Ter Stegen. O mandatário garantiu a paz também entre o argentino e o técnico Quique Setién, a quem ele indicou a permanência para a próxima temporada.
E, pensando no futuro, o presidente também deixou claro que é difícil imaginar que Neymar voltará ao Camp Nou. Sobre Lautaro Martínez, da Inter de Milão, outro alvo de peso no mercado, o cartola afirmou que as conversas de negociações estão paradas.
Todas as declarações foram dadas em uma longa entrevista ao jornal catalão Mundo Deportivo.
Veja, abaixo, os principais tópicos abordados por Bartomeu:
Renovação de Messi
"Messi já disse muitas vezes que quer se aposentar aqui [no Barcelona] e não tenho dúvida de que renovará [o contrato]."
A renovação prioritária é...
"Para mim, a de Marc-André ter Stegen. Não apenas por sua qualidade como goleiro, mas também pela sua personalidade como jogador, sua forma de ser e de se relacionar. E com 28 anos já é um dos três melhores [goleiros] do mundo."
Suárez tem contrato até o meio de 2021. E aí?
"Luis tem um contrato em que segundo o número de partidas que jogue automaticamente se renova para a temporada 2021/2022."
Neymar volta?
"Agora, estamos tomando decisões, e [novos] jogadores, se não vêm por meio de troca [entre atletas], é muito difícil que venham."
Lautaro Martínez
"Sim, falamos com a Inter [de Milão, da Itália], mas agora estão paradas [as conversas]. Agora, a concentração é na parte esportiva e nesta Champions que temos."
Barcelona é favorito na Champions [time encara o Napoli, da itália, na volta das 8ªs dia 8 de agosto - na ida, empate por 1 a 1]?
"Sim, o Barça sempre é favorito a qualquer campeonato que joga e nesta Champions, também, sobretudo vendo este espírito ganhador e competitivo dos nossos jogadores. É um momento muito adequado para voltarem [os jogadores] a dar outra demonstração de talento e ambição do que sabem fazer, que é jogadr futebol."
Messi x Setién
"Foi feita uma autocrítica interna nos últimos dias e creio que ajudou a renovar as energias para esta Champions em um formato único na história e em uma temporada atípica e excepecional. Estou contente com a autocrítica feita por jogadores e técnico e que foi feita por todo o clube, serviu para voltar a nos unir para os objetivos e recuperar as energias."
Setién seguirá para a próxima temporada?
"Em nenhum momento [a continuidade do técnico esteve ameaçada]. Simplificando, o treinador e os jogadores devem fazer gestão e falarem entre si. Eles têm feito isto. Em que pese não termos ganho LaLiga, que teria sido espetacular, temos que olhar para frente.
Críticas ao VAR em LaLiga
"Houve um rival, o [Real] Madrid, que nos superou, mas também é verdade que a gestão do VAR não foi a mais adequada nesta última parte da liga, e a melhor liga do mundo merece um VAR à sua altura."
Elogio a ex-Palmeiras
"Matheus Fernandes jogou pouco porque teve problemas de documentação para vir à Espanha, já os tem agora e fez poucas aparições, mas de qualidade no Valladolid."
Do Portal ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário