A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) entrou com uma ação na Fifa para denunciar o Equador. O documento, enviado na última quarta-feira (4) para a entidade máxima do futebol, acusa a federação equatoriana e o jogador Byron Castillo de uso de certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade e falsa nacionalidade.
Com a denúncia, o Chile espera que o Equador perca os pontos de oito partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, jogos com participação de Castillo. Os chilenos demandam também que os adversários nos confrontos conquistem os três pontos, conta que colocaria a seleção no Mundial do Catar, que será disputado no final deste ano.
"Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela Fifa. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Plavas", disse comunicado publicado pela ANFP.
Nas Eliminatórias, o Chile ficou na sétima colocação, com 19 pontos conquistados. O Equador, que garantiu vaga na Copa, terminou a competição em quarto lugar, com 26. Peru e Colômbia, que ficaram em quinto e sexto lugar, respectivamente, não enfrentaram Castillo e não teriam direito aos pontos.
Do Portal Galáticos Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário