Após um final de semana intenso, a corrida principal do GP de Austin, nos Estados Unidos, teve um desfecho inesperado: o monegasco Charles Leclerc conquistou a 8ª vitória de sua carreira. Com dobradinha da Ferrari, que surpreendeu pela perfomance em Austin, Sainz ficou em 2º lugar. Verstappen fechou o pódio após punição de Norris, que cruzou a linha de chegada na 3ª posição.
A disputa começou com a já esperada disputa de Norris, da McLaren, e Verstappen, da RBB, pela ponta. Os dois chegaram a ocupar a 1ª posição logo na primeira volta, quando Leclerc se aproveitou do antagonismo e lançou sua Ferrari entre os 2, assumindo a ponta.
Também nas primeiras voltas, Lewis Hamilton, da Mercedes, rodou sozinho na curva 19 e abandonou a corrida. Por causa do incidente, o Safety Car foi ativado.
Após a 2ª bandeira verde, Leclerc ampliou a vantagem sobre o segundo colocado, Max Verstappen, por algumas voltas, chegando a ter 10 segundos de vantagem.
A liderança foi mantida até o monegasco parar para trocar pneus. Com Verstappen também nos boxes, Norris assumiu a ponta, com Piastri na 2ª posição, até ser ultrapassado por Leclerc.
Após 30 voltas, a McLaren mandou seus 2 pilotos para os boxes, fazendo com que Piastri e Norris perdessem suas posições. Já perto do final da prova, o P3 era formado por Leclerc, Sainz e Verstappen.
Na 4ª posição, Norris tentou ultrapassar Verstappen nas últimas 20 voltas, conseguindo assumir o P3 na volta 52. Lando Norris cruzou a linha de chegada em 3º lugar, mas a FIA concluiu que a ultrapassagem foi feita por fora da pista. Com isso, o inglês perdeu 5s e terminou a corrida na 4ª posição.
Com o resultado, Charles Leclerc vence pela 3ª vez na temporada. E Max Verstappen, que subiu ao pódio, amplia sua liderança no campeonato, com uma diferença de 57 pontos para o segundo colocado, Lando Norris.
"Para mim foi uma corrida difícil. Foi um pouco diferente comparado com ontem (…) Foi uma batalha difícil, eu fiz tudo para deixar ele (Norris) para trás. Estar no pódio é muito bom".
O destaque da corrida, no entanto, foi a glória da Ferrari, que conseguiu emplacar uma rara dobradinha no pódio em Austin.
"Quero dar os parabéns para o Charles Leclerc. É o resultado perfeito. Mas, ao mesmo tempo, eu sabia que a corrida ia ser decidida no começo e sabia que o Verstappen seria agressivo. O ritmo era bom, mas a posição era difícil, então o segundo lugar foi um bom resultado", elogiou Sainz.
A próxima etapa da F1 acontece no próximo final de semana, no México, entre os dias 25 e 27 de outubro.
Do Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário