Postagem em destaque

Líder Liverpool sofre, mas vence lanterna com show de Salah

Neste domingo, 24, o líder Liverpool visitou o lanterna Southampton, no St Mary's Stadium. Como se esperava, venceu. Mas precisou de mui...

SSS Fardamentos

SSS Fardamentos

sábado, 4 de julho de 2020

Novo formato? Conmebol planeja Sul-Americana diferente nos próximos anos; entenda

Por mais que o calendário esportivo siga paralisado, em sua maioria, muitas entidades estão trabalhando para que tenham maiores resultados na retomada das competições.
Uma delas é a Conmebol. Mesmo sem previsões de volta para a Libertadores e Sul-Americana, o tempo em questão está sendo usado para analisar algumas coisas que poderão passar por mudanças em breve.
Falando nestes torneios, a entidade publicou uma nota oficial onde afirmou que existe a possibilidade de que em próximas edições a Sul-Americana passe a deixar de lado o esquema mata-mata e adote o famoso chaveamento de grupos, assim como a Libertadores.
O que levou os mandatários tomarem a decisão é o fato de que a forma com que o torneio se desdobra acaba causando algumas surpresas que interferem diretamente em questões financeiras e até mesmo de audiência. 
Por exemplo: grandes clubes do Brasil, na edição de 2020, foram eliminados na primeira partida, o que causa um certo desconforto ao ponto de que são os que mais dão audiência em telespectadores e estádios para o torneio.
Com isso, a ideia já teria sido discutida internamente e encaminhada para o Conselho da Conmebol, que poderá aprovar, ou não, tal decisão. Por mais que seja praticamente inviável considerar as mudanças para os próximos anos, sabendo que a atual paralisação pode influenciar no calendário de 2021, a intenção seria passara a adotar a novidade dos próximos anos em diante.
Oficialmente, a Conmebol diz que “sempre estuda possíveis formatos para melhorar seus campeonatos, mas hoje não há nada concreto”. Atualmente, o torneio conta com 44 clubes, mais 10 eliminados da Libertadores, que entram a partir da segunda fase. Ao todo são seis fases, com 11 datas e final única.
Caso isso se altere, a mudança seria que antes dos eliminados da Libertadores adentrarem ao torneio, haveria uma fase de grupos, o que deixaria o campeonato um pouco mais extenso, quando pensamos em calendário.
A Sul-Americana de 2020 teve somente uma fase disputada. A segunda fase, que estava prevista para Maio, onde contava com apenas dois Brasileiros, foi cancelada por conta da pandemia. Rumores indicam que as partidas devam voltar a acontecer em setembro.
Do Portal Galáticos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário