A Fifa definiu nesta quinta-feira, 5, em Miami, os grupos do aguardado Mundial de Clubes de 2025, que começa no dia 15 de junho do próximo ano, nos Estados Unidos. Os destaques para os brasileiros ficaram pelos confrontos entre Palmeiras x Porto, Flamengo x Chelsea, e Fluminense x Borussia Dortmund. O Botafogo, por sua vez, caiu no considerado 'grupo da morte', com Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid.
Veja como ficaram os grupos:
Grupo A: Palmeiras, Porto, Al Ahly e Inter Miami;
Grupo B: Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Botafogo e Seattle Sounders;
Grupo C: Bayern de Munique, Boca Juniors, Benfica e Auckland City;
Grupo D: Flamengo, Espérance, Chelsea, León;
Grupo E: River Plate, Urawa Red Diamonds, Monterrey e Inter de Milão;
Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund, Ulsan e Mamelodi Sundowns;
Grupo G: Manchester City, Wydad Casablanca, Al Ain e Juventus;
Grupo H: Real Madrid, Al Hilal, Pachuca e RB Salzburg;
Além das ‘temidas’ partidas, o campeonato terá alguns detalhes marcantes para alguns brasileiros. O Palmeiras vai enfrentar o Inter Miami, de Lionel Messi e Luis Suárez. Apesar da presença dos craques, a equipe norte-americana é a zebra do grupo.
Já o Flamengo vai reencontrar o León, do México. Em 2014, os clubes caíram no mesmo grupo da Libertadores e os mexicanos levaram a melhor. Com derrota nas duas partidas para o rival do próximo ano, o Flamengo foi eliminado da competição continental.
O Botafogo também terá um reencontro, mas desta vez longe de trazer traumas ao torcedor como no caso do Flamengo. O Glorioso vai enfrentar o Seattle Sounders, de João Paulo, um dos destaques do alvinegro na campanha da Libertadores de 2017.
Como foi o sorteio?
Antes do sorteio, a Fifa dividiu as equipes em quatro potes de oito clubes cada. O primeiro contou com os quatro melhores ranqueados da Conmebol e da UEFA. Os oito restantes da Europa foram para o 2º.
O terceiro pote ficou com os dois melhores colocados nos rankings da Ásia, África e América do Norte/Central, além dos dois sul-americanos restantes. Por fim, o pote 4 contou com os representantes do país-sede e da Oceania, junto aos que restaram das outras confederações.
O regulamento da competição, então, impediu que clubes da mesma confederação ficassem no mesmo grupo, com exceção dos times da UEFA. Por ter 12 participantes no torneio, a Europa teve dois representantes em quatro grupos.
No evento, cada clube teve uma ‘lenda’ como representante. Entre os brasileiros, os escolhidos foram Diego Ribas, do Flamengo, Branco, do Fluminense, Cléber, do Palmeiras, e Sergio Manoel, do Botafogo.
Como será a disputa do Mundial?
O formato de disputa será semelhante ao das últimas edições de Copa do Mundo. As equipes do mesmo grupo jogam entre elas, e as duas melhores de cada avançam para as oitavas de final. A partir das oitavas, inicia-se o mata-mata em jogo único até a definição do campeão.
O torneio em formato inédito será entre os dias 15 de junho a 13 de julho do próximo ano, nos Estados Unidos. Ao todo, os jogos ocorrerão em 12 estádios separados em 11 cidades-sede: Atlanta, Charlotte, Cincinnati, Los Angeles, Miami, Nashville, Nova York, Orlando, Filadélfia, Seattle e Washington.
Do Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário