O Cuiabá superou o Bahia por 2 a 1 na tarde deste sábado, pela 17ª rodada do Brasileirão, e deu fim ao período de invencibilidade tricolor. Isso porque a equipe de Rogério Ceni não sabia o que era perder na Arena Fonte Nova há 20 jogos e estava 100% como mandante no torneio de pontos corridos.
Com a derrota, o Bahia se manteve na quarta colocação da tabela do Brasileirão com 30 pontos - três atrás do líder Botafogo. O Tricolor, no entanto, ainda pode ser ultrapassado pelo São Paulo na rodada. Já o Cuiabá pulou para o 15º lugar, com 17 pontos somados, e se garante por mais uma rodada fora do Z4.
Primeiro tempo
A tônica do primeiro tempo sugeria três pontos na conta do Cuiabá e lucro para o Bahia, que se virou para conseguir segurar a derrota por apenas 1 a 0 até o intervalo. O Auriverde, por exemplo, teve chance de abrir o placar segundos após o apito inicial - e outras duas oportunidades antes dos 10′. Só com Isidro Pitta foram pelo menos quatro gols perdidos em 45 minutos.
Dominante, o Cuiabá teve a primeira grande oportunidade do jogo aos 20 minutos da etapa inicial. Jonathan Cafu recebeu com liberdade do companheiro Derik Lacerda e encheu o pé, mas o goleiro conseguiu desviar de leve antes e tirou para escanteio. O gol auriverde, inclusive, é oriundo dessa jogada.
Fernando Sobral cobrou escanteio na primeira trave, e Pitta, destaque do Cuiabá no primeiro tempo, se antecipou ao marcador. Livre na pequena área, o atacante só precisou cabecear forte para abrir o placar aos 21 minutos de jogo.
Extremamente organizado taticamente, o Cuiabá poderia ter ido para o intervalo com a vitória liquidada. Criou as melhores oportunidades, cedeu poucos espaços ao Bahia e conseguiu aproveitar transições em velocidade. O Bahia, por sua vez, deteve mais posse de bola, mas esbarrou nas dificuldades na construção.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com tudo! De cabeça, Jean Lucas renovou as esperanças do torcedor tricolor aos três minutos, após aproveitar o cruzamento na medida de Everton Ribeiro. A alegria tricolor, porém, durou apenas dois minutos.
Aos cinco minutos, Isidro Pitta recebeu um lindo passe de Denílson e bateu de primeira para superar o goleiro Marcos Felipe. O paraguaio, que já era apontado como destaque no primeiro tempo, marcou o segundo gol dele na partida.
Em contrapartida ao crescimento do Bahia na partida, por volta dos 25 minutos, o técnico Petit lançou Deyverson a campo. O atacante não atuava pelo clube há quase três meses, desde 17 de abril, e pediu recentemente para ser reintegrado ao elenco.
A equipe de Ceni conseguiu trocar passes e manter posse na reta final, mas seguiu com problemas na busca por espaços para progredir em campo. O Cuiabá, por sua vez, se fechava e tentava apenas cadenciar a partida. No entanto, a estratégia quase deu errado quando Gilberto marcou o gol do empate tricolor, nos acréscimos da partida. A arbitragem assinalou impedimento após análise do VAR no lance.
Do Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário