Deu Lewis Hamilton no GP do Catar de Fórmula 1. De forma dominante, o heptacampeão mundial liderou de ponta a ponta a corrida deste domingo (21) e não deu chances ao seu grande rival na luta pelo título em 2021, Max Verstappen. O holandês se recuperou da punição determinada pela FIA cerca de 1h e 40 minutos antes da largada, saiu de sétimo e terminou em segundo, mas em momento algum chegou a ameaçar Hamilton. Mesmo assim, o piloto da Red Bull conseguiu um trunfo importante ao marcar a volta mais rápida e garantir o ponto extra da corrida.
Outro grande nome do domingo foi Fernando Alonso. O espanhol, beneficiado pelas punições impostas a Verstappen e Valtteri Bottas, largou em terceiro, fez grande corrida, arriscou com a estratégia de um pit-stop e levou a Alpine ao pódio. Foi a primeira vez desde o GP da Hungria de 2014 que o bicampeão do mundo não levava um troféu na F1.
A diferença de Hamilton para Verstappen caiu para 8 pontos. Max soma agora 351,5 tentos, contra 343,5 do dono do carro #44 da Mercedes.
Sergio Pérez terminou em quarto, logo à frente da Alpine de Esteban Ocon. Lance Stroll, da Aston Martin, surpreendeu e garantiu a sexta posição, superando assim a dupla da Ferrari, com Carlos Sainz em sétimo e Charles Leclerc em oitavo. Lando Norris, com a McLaren, foi o nono e Sebastian Vettel, também da Aston Martin, foi o décimo.
A 21º e penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 está marcada para daqui a duas semanas, entre 3 e 5 de dezembro, e vai marcar a estreia da Arábia Saudita no Mundial.
Saiba como foi o GP do Catar de Fórmula 1
Com o grid bastante mexido entre os dez primeiros colocados em razão das punições impostas a Max Verstappen e Valtteri Bottas somente 1 hora e 40 minutos antes, o GP do Catar partiu com a perspectiva de ser outra grande jornada para Lewis Hamilton.
A largada foi muito boa para o heptacampeão, que se defendeu dos ataques de Pierre Gasly, em segundo lugar, e Fernando Alonso, em terceiro. Hamilton manteve a liderança da prova, enquanto Verstappen ganhou três posições e pulou de sétimo para quarto. Em contrapartida, a largada de Bottas foi desastrosa ao perder nada menos que cinco colocações e despencar para 11º. O finlandês só não foi pior que Sebastian Vettel, que caiu de décimo para 17º na primeira volta.
Com manobra arrojada, Alonso passou Gasly e assumiu a segunda posição na volta 2. Dois giros depois, o francês foi ultrapassado por Verstappen, que avançou para terceiro. Não demorou muito para o holandês tomar a segunda posição e ficar atrás de Hamilton na corrida.
A corrida foi um manancial de disputas nas primeiras voltas: Esteban Ocon ganhou três posições, enquanto Sergio Pérez avançou bem no grid e deixou Lance Stroll e Yuki Tsunoda para trás para assumir a oitava colocação. Na volta 7, ‘Checo’ abriu luta com Carlos Sainz, chegou a fazer a ultrapassagem na curva 1, mas levou o troco em seguida e foi superado pelo espanhol. Mas Pérez fez a ultrapassagem definitiva na oitava volta.
Quem decepcionava demais era Bottas. Em 11º e sem conseguir passar ninguém, o finlandês levou uma ‘fumada’ do chefe Toto Wolff via rádio: “Vamos pra cima, Valtteri, pra cima desses carros”, cobrou. Em seguida, o nórdico tentou uma ultrapassagem dupla no fim da reta, superou Tsunoda, mas não conseguiu deixar Stroll para trás.
Hamilton, por sua vez, não dava trabalho ao chefe. O piloto mantinha uma diferença confortável, de 5s7, para Verstappen, enquanto Alonso já estava bem mais atrás e era o terceiro, seguido por Gasly, Lando Norris e Pérez, que passou Ocon e assumiu o sexto lugar.
Gasly, grande nome do fim de semana até então, não conseguia mostrar um bom ritmo de corrida em Losail, foi ultrapassado com facilidade por Norris e também por Pérez, caindo assim para sétimo, duas posições à frente de Bottas, que finalmente havia conseguido superar a Aston Martin de Stroll. O francês, então, foi chamado pela AlphaTauri para fazer seu primeiro pit-stop na volta 14.
Pérez avançou ainda mais na prova. Com o segundo melhor carro do grid, o mexicano subiu para quarto depois de passar Norris. Segundão da Mercedes, Bottas também abriu caminho ao superar a Ferrari de Sainz e também a Alpine de Ocon. Lá na frente, Hamilton emendava voltas mais rápidas seguidas e para abrir 8s3 de frente para Verstappen.
Max foi aos boxes da Red Bull para fazer a troca de pneus. A equipe taurina trocou os médios pelos compostos duros para o segundo stint da prova. Verstappen ainda voltou em segundo, pouco à frente de Alonso. No giro seguinte, o 18, foi a vez de a Mercedes chamar Hamilton para fazer o pit-stop. Também troca de médios para pneus duros.
Pérez realizou seu primeiro pit-stop na volta 20 e voltou ao 11º lugar, sua posição original de largada. Enquanto isso, a Mercedes definiu para Bottas uma estratégia diferente, de apenas uma parada.
Hamilton estabeleceu a diferença em cerca de 7s para Verstappen e lutava com o holandês pela disputa de volta mais rápida da corrida. Pouco antes, Alonso e Norris fizeram seus respectivos pit-stops e calçaram pneus duros para a segunda parte da prova.
Pérez buscou abrir caminho novamente e duelou roda a roda com Leclerc e Sainz. O monegasco, especificamente, foi valente e tentou se manter na frente, mas não resistiu à melhor performance do carro da Red Bull. Em seguida, Charles foi aos boxes para fazer seu pit-stop junto com seu companheiro de equipe. ‘Checo’ subiu para quinto, atrás de um surpreendente Alonso e à frente de Gasly, sexto.
Alonso também vendeu bem caro a quarta colocação, duelou lado a lado com Pérez, mas o mexicano conseguiu ganhar mais uma posição na corrida, ficando assim só atrás de Bottas, Verstappen e de Hamilton, líder
Só que a diferença de Hamilton para Verstappen começou a cair perto da volta 30. O holandês reduziu a vantagem do rival para cerca de 6s. Mas Lewis respondeu com 1min26s470, fez a volta mais rápida da corrida e voltou a estar 7s à frente de Max.
Naquele momento, Bottas enfrentou outro duro revés na corrida e teve o pneu dianteiro esquerdo furado. O finlandês foi ultrapassado por Pérez e Alonso, se arrastou até os boxes, e a Mercedes trocou os pneus e também o bico do carro quando restavam 22 voltas para o fim. Valtteri caiu para 14º.
Gasly voltou aos boxes para a AlphaTauri colocar pneus macios para o último stint da corrida. Depois de um pit-stop lento, o francês voltou à pista em décimo lugar, mas era esperado que mais gente à sua frente também fizesse outra troca de pneus. Hamilton, em meio a tudo isso, abria ainda mais para Verstappen e tinha 8s7 de vantagem após 39 voltas. O holandês, por sua vez, queixava-se de vibrações no carro.
Verstappen voltou aos boxes para colocar fazer sua última troca e colocar pneus médios na volta 42. No giro seguinte, foi a vez de Pérez e também de Hamilton. Na prática, na luta pela vitória, nada mudou, e Lewis rumou para um triunfo muito importante para suas pretensões de octacampeonato.
Com dez voltas para o fim da corrida, Hamilton liderava, seguido por Verstappen e Alonso, que seguia com a estratégia de apenas uma parada. Norris era o quarto, seguido por Ocon e Pérez, que subiu de novo para sexto depois de passar a Alpine do francês depois de belíssima disputa. Esteban foi muito aguerrido ao tentar segurar o carro do mexicano e ajudar Alonso.
A luta entre Hamilton e Verstappen não era mais pela vitória, mas sim pela volta mais rápida e o ponto extra do GP do Catar. Na volta 47, Max cravou a volta mais rápida, embora a vantagem do britânico na liderança seguisse perto dos 9s.
Já na reta final da corrida, Bottas foi chamado pela Mercedes para recolher o carro para os boxes e abandonar, enquanto George Russell, apagado na corrida, teve o pneu dianteiro esquerdo duro furado e precisou fazer um pit-stop não-previsto. Em seguida, Nicholas Latifi, companheiro de equipe de Russell na Williams, também teve o pneu furado e ficou com o carro lento na pista. Tensão no fim da prova.
Com carro muito melhor, Pérez passou Ocon e ficou a 8s de Alonso, que lutava para faturar seu primeiro pódio desde o GP da Hungria de 2014. Na trilha para o fim da corrida, a direção de prova acionou o safety-car virtual em razão da posição do carro de Latifi, que abandonou a corrida. Antes, Mick Schumacher cometeu um erro, escapou e voltou muito em cima de Alonso, dando um susto no espanhol.
A Red Bull até chamou Verstappen para fazer mais um pit-stop e calçou pneus macios para o holandês garantir a volta mais rápida da corrida. Foi o prêmio de consolo para o holandês diante da vitória contundente de Hamilton no Catar.
Do Portal Grande Prêmio
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