Os Estados Unidos venceram o Irã por 1 a 0, nesta terça-feira, no Estádio Al Thumama, e avançaram às oitavas de final da Copa do Mundo. A seleção norte-americana ficou com a segunda vaga do grupo A, com cinco pontos (atrás da Inglaterra), e agora irá enfrentar a Holanda no sábado, às 12h.
O Irã, que batalhou até o final atrás do gol de empate que o colocaria no mata-mata, ficou em terceiro e se despede da competição. Em seis participações em Copas, os iranianos nunca avançaram de fase.
O JOGO
Precisando da vitória para se classificar, os Estados Unidos começaram a partida bem seguros, apostando no poder ofensivo, principalmente pelos lados. Já a seleção iraniana, com pouca criatividade no meio-campo, tinha dificuldade de fazer a ligação direta entre defesa e ataque e não conseguiu levar perigo ao goleiro Turner no primeiro tempo.
A seleção americana manteve além da posse de bola e o poder ofensivo e conseguiu furar a boa marcação dos iranianos para marcar o primeiro gol, com Pulisic. A partir daí, a seleção iraniana mostrou nervosismo e pareceu não se adaptar muito bem a nova realidade da partida.
Na segunda etapa, os americanos mantiveram o ritmo de jogo nos minutos iniciais e foram em busca de ampliar o placar. Aos seis minutos o Irã teve a primeira finalização no jogo com Ghoddos. Depois desse lance, os iranianos tentaram controlar mais o jogo por meia de troca de passes e sem eficiência, não conseguiram o empate.
Nos minutos finais, a seleção do Irã pressionou em busca do empate e levou emoção no fim da partida. Pouraliganji por muito pouco não fez o gol em uma cabeçada nos acréscimos.
TENTOU, MAS NÃO DEU
Logo no início do primeiro tempo, Pulisic tentou um contra-ataque rápido pelo meio mas foi cortado perto da entrada da grande área. O jogador saiu driblando os adverários, mas não conseguiu completar. Aos 10 minutos, teve uma cabeçada defendida pelo goleiro. Pouco tempo depois, em bom cruzamento na área, o goleiro iraniano chegou primiro que Pulisic e cortou a jogada.
ENFIM, CONSEGUIU: GOL SEM COMEMORAÇÃO
Perto do fim do primeiro tempo, Pulisic recebeu um cruzamento na pequena área de Dest e balançou as redes. Foi o primeiro gol do meia em uma Copa do Mundo que não conseguiu comemorar. No lance, o jogador teve um choque com o goleiro Beiranvande e recebeu atendimento médico, sendo substituído no intervalo.
IMPEDIMENTO
Os Estados Unidos chegaram a ampliar o placar nos acréscimos do primeiro tempo com Weah, que estava em posição de impedimento, marcada pelo bandeirinha e confirmado rapidamente pelo VAR.
NARIZ QUEBRADO
Beiranvand, goleiro do Irã teve uma concussão na primeira rodada ao se chocar com o companheiro de equipe Hosseini e ficou fora da segunda rodada, contra o País de Gales, jogou como titular na partida decisiva com o nariz quebrado.
VUVUZELA NO QATAR?
Na arquibancada, as cornetas da torcida iraniana faziam muito barulho ao longo da partida. Lembrou as vuvuzelas na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.
Do Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário