Finalmente saiu o primeiro gol de Lewandowski em Copas do Mundo, maior artilheiro da história da Polônia. Na partida que poderia definir o primeiro classificado às oitavas de final, os poloneses pararam a empolgação da Arábia Saudita após a vitória contra a Argentina e venceram, por 2 a 0, sua primeira partida nesta Copa do Mundo. Além do centroavante, Szczesny foi outro grande nome da partida, com importantes defesas, sendo duas em sequência no pênalti que poderia empatar o placar ainda no primeiro tempo.
A vitória da Polônia, em partida de vida ou morte, coloca a seleção em primeiro lugar do Grupo C com quatro pontos. Com todas as seleções do grupo ainda com chances,os europeus enfrentam a Argentina, na quarta-feira, no último jogo para garantir sua classificação às oitavas de final. Desde 1986 a seleção não passa da fase de grupos. Já a Arábia Saudita define seu destino no Mundial contra o México, também na próxima quarta-feira.
Wilton Pereira Sampaio, elogiado em sua primeira arbitragem nesta Copa (Senegal x Holanda), recebeu uma nova oportunidade de arbitrar o duelo entre Polônia e Arábia Saudita. Empolgados com a possibilidade de se classificarem pela primeira vez às oitavas, os sauditas invadiram o Estádio Cidade da Educação em uma bela festa nas arquibancadas - e os jogadores tentaram responder em campo.
Diferentemente da partida contra a Argentina, que apesar de vencer por 2 a 1 a Arábia Saudita não conseguiu dominar no primeiro tempo, a seleção começou melhor contra a Polônia. Pressionando a saída de bola e obrigando Szczesny a fazer boa defesa ainda nos primeiros 15 minutos, a Polônia parava o ataque saudita por meio das faltas - Cash, Kiwior e Milik foram amarelados no começo do jogo.
Com dificuldades para sair jogando, a Polônia não conseguia encontrar Lewandowski, isolado no campo saudita, mas igualou as ações ofensivas ao longo do primeiro tempo com lançamentos e jogadas de velocidade. Nas jogadas aéreas, os poloneses levavam o maior perigo à meta saudita e na reta final do primeiro tempo chegaram às redes. Aos 39 minutos, Lewandowski, livre, limpa o goleiro e encontra Zielinski para marcar o primeiro gol da Polônia na Copa e abrir o placar.
Novamente atrás do placar na Copa do Mundo, a Arábia Saudita continuava trocando mais passes e teve a oportunidade de chegar ao seu gol de empate. Com o auxílio do VAR e já nos 10 minutos de acréscimo, Wilton assinalou o pênalti para os sauditas. Na cobrança, Szczesny fez dois milagres para manter a Polônia à frente: defendeu o chute de Al Dawsari e a finalização de Al-Burayk no rebote. A maior defesa de um goleiro na Copa até agora.
A derrota parcial da Arábia Saudita mudou a postura da equipe na segunda etapa. Abandonando o toque e a posse de bola, a seleção passou a arriscar mais cruzamentos e chutes de fora da área. Após bate e rebate dentro da área, Szczesny precisou fazer mais um milagre em finalização do camisa 10 Al Dawsari, cara a cara. Firas Al-Buraikan também teve boa oportunidade de empatar a partida, mas finalizou à direita do gol polonês.
Assim como contra a Argentina, a Arábia Saudita manteve a pressão na saída de bola da seleção polonesa, mas apesar de estar melhor na partida foi a Polônia quem teve as chance mais claras na segunda etapa: Milik, de cabeça, acertou o travessão da meta defendida por Al-Owais, e Lewandowski se adiantou ao goleiro saudita, mas parou na trave.
Com o passar dos minutos, a Arábia Saudita seguiu com pressão no setor ofensivo e a Polônia se fechava, à espera de contra-ataques com Lewandowski. Em um desses lances, o atacante do Barcelona roubou a bola na defesa saudita e fez história ao marcar seu primeiro gol em Mundiais (disputa o seu segundo na Catar), na saída do goleiro Al-Owais. Este foi o gol de número 2.600, somando todas as Copas já disputadas. Ele havia desperdiçado a chance de marcar o seu primeiro no jogo contra o México, em cobrança de pênalti defendida por Ochoa.
Zebra na primeira rodada, a Arábia Saudita não conseguiu superar a defesa polonesa bem postada - que após o segundo gol abriu mão do ataque - e perde sua primeira na Copa. A definição do Grupo C, com todas as seleções ainda vivas, acontece na próxima quarta-feira. Argentina e México, as outras seleções da chave, se enfrentam ainda nesta sábado, a partir das 16h (horário de Brasília).
Do Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário