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quinta-feira, 3 de março de 2022

Diretor da Mercedes admite estar de olho no carro da Red Bull

O novo regulamento da Fórmula 1 fez com que as equipes se vissem obrigadas a trabalhar nos carros de 2022 do zero. Cada uma interpretou o novo regimento técnico de uma forma, e os resultados de projetos tão distintos começaram a ser vistos em fevereiro, nos lançamentos oficiais. Sem referências de anos anteriores e sem exemplos de sucesso (ou fracasso) de outras equipes para servir de inspiração, o que se viu foi uma série de carros bem distintos entre si como havia muito não se observava na F1. 

Enquanto algumas equipes optaram por apresentar seus carros já na versão pronta, outras preferiram fazer mistério e revelar apenas a pintura. A Red Bull foi uma das que foram por esse caminho, mostrando apenas a pintura do RB18 sobre um carro padrão, e depois fazendo um discreto shakedown em Silverstone. O RB18 de fato foi visto por inteiro apenas nos testes de Barcelona. E chamou a atenção. Quem diz isso é o Diretor Técnico da rival Mercedes, Mike Ellitot. 

Em entrevista ao F1TV, o engenheiro contou sobre a rotina dos dias de testes, e disse que não teve muito tempo para observar os carros da concorrência, mas o carro da equipe que disputou o título com a Mercedes causou curiosidade: “Para ser bem honesto, não gastei muito tempo olhando outros carros. Ficamos tentando consertar nossos problemas. O pessoal da fábrica acaba fazendo mais isso [analisando os outros]. Mas a coisa mais diferente visualmente é o sidepod que a Red Bull levou. Parece bem interessante. Vamos pensar sobre isso”. 

De fato, a lateral do RB18 é bastante diferente da maioria dos demais carros. O modelo de Adrian Newey surgiu com entradas de ar bem altas, com uma espécie de “borda” destacada na parte inferior, separando o ar que será direcionado para os radiadores e o que será jogado para baixo, rumo ao intrincado assoalho. O carro ainda conta com suspensões dianteiras do tipo pull-rod (a única a adota-las além da McLaren), que também tem sua função aerodinâmica. 

A segunda e última rodada de testes coletivos será no Barein, entre os dias 10 e 12 de março. A expectativa é que as equipes tragam novidades para esses dias e, possivelmente, os carros ainda mudem até a primeira corrida, que acontecerá também no Barein, no dia 20. “A realidade é que os carros vão evoluir bastante entre agora e a corrida 1, e vamos ver várias soluções diferentes surgindo”, afirmou Elliot. 

No entanto, é difícil imaginar que a Mercedes simplesmente copie o sidepod da equipe rival já nos próximos testes. O Mercedes W13 tem diferenças bastante profundas em relação ao Red Bull RB18. Apenas para ficar em um exemplo mais visível, enquanto o carro da equipe prateada é bem estreito na porção traseira, o da equipe azul escura é mais largo, e isso determina todo o conceito aerodinâmico dos carros desde a dianteira. Mas, seguramente, novidades virão - de ambos os lados dessa história. 

Do Portal Terra

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