"Colton estava na Europa aos 15 anos de idade, competindo com pilotos estabelecidos na Fórmula 1 como Lando Norris", disse Mario Andretti em entrevista ao canal de David Lang. "Ele subiu pelas categorias e ganhou tudo, e agora chega ao nível mais alto aqui nos Estados Unidos e vence também. Não por estratégia, mas por pura velocidade e elegância, ótima pilotagem", elogiou.
A velocidade de Herta teria aparecido inclusive quando o piloto de 21 anos passou a fazer testes com a Alfa Romeo durante as negociações. De acordo com Andretti, ele foi mais rápido do que os dois pilotos da equipe italiana em 2021, mesmo com pouco tempo de adaptação.
"Quando estávamos negociando com a Sauber, o acordo estava quase concluído, ele passou uma semana na fábrica e, em três dias, já era mais rápido que o (Antonio) Giovinazzi e o (Kimi) Räikkönen no simulador", revelou Mario.
O pai de Michael ainda revelou que, se o negócio tivesse vingado, o jovem piloto teria sido anunciado nos Emirados Árabes, na corrida que encerrou a temporada 2021 da F1. "Eu mal podia esperar para colocá-lo em um carro de Fórmula 1, e o anúncio seria feito em Abu Dhabi, mas o negócio foi desfeito. Os donos queriam manter 20% e ter controle total, então não tínhamos como aceitar isso", contou o campeão de 1978.
Com a queda do negócio entre a Andretti e a Sauber, o sonho de Colton de pilotar na Fórmula 1 foi adiado. A equipe norte-americana oficializou seu desejo de entrar na categoria a partir de 2024, e Herta é o grande favorito a ganhar uma vaga no time. Para além de sua velocidade, sua capacidade de adaptação tem impressionado a todos na Indy.
"A melhor qualidade que ele tem como piloto é que ele compensa. Ele não precisa ter um carro perfeito para ser rápido. Eu vi essa situação várias vezes, e ele só segue em frente. É claro que nós tentamos lhe dar o melhor ajuste, mas ele não se desespera se o carro não está perfeito", elogiou Mario.
"[O desafio] É ir e achar um caminho apesar das dificuldades, e essa é uma virtude de um campeão. É essa característica que tem me impressionado. No seu próprio modo, quieto e determinado, ele vai e faz o trabalho bem feito. Acredite em mim, é uma qualidade rara", enalteceu o ex-piloto.
Enquanto a oportunidade na Fórmula 1 não chega, Herta continua demonstrando seu talento na Indy. O piloto do #26 terminou a primeira prova em São Petersburgo em terceiro, e volta às pistas no dia 20 de março, para o GP de Texas.
Do Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário