O goleiro Gianluigi Buffon, que disputou a temporada passada do futebol europeu pelo Parma, decidiu se aposentar oficialmente dos gramados. Aos 45 anos, o lendário italiano tomou a decisão e deverá confirmar oficialmente nos próximos dias. A notícia foi divulgada pela imprensa italiana nesta terça-feira (01). Buffon foi um dos principais goleiros da história do futebol e conquistou a Copa do Mundo de 2006.
A carreira do italiano começou nas categorias de base do Parma, time aonde se profissionalizou. No entanto, o melhor momento vivido por Buffon foi pela Juventus, aonde ficou de 2001 a 2018 e se consolidou como um ídolo histórico do clube. Fora da Itália, Buffon ainda defendeu o Paris Saint-Germain, da França, aonde ficou apenas uma temporada e realizou 25 jogos.
Já ao final de sua carreira e mesmo aos 43 anos, Buffon decidiu retornar ao Parma para tentar recolocar o clube na elite do futebol italiano. Em duas temporadas foram 45 partidas disputadas, mas o objetivo de ser promovido com o Parma acabou não sendo atingido. Com a aposentadoria, Buffon pode seguir no clube, mas agora ocupando algum cargo na gestão do Parma.
O goleiro fez também história com a seleção italiana e disputou cinco edições da Copa do Mundo, tendo sido campeão na de 2006, na Alemanha. Buffon ainda poderia ter disputado pelo menos mais um Mundial pela Azzurra, mas os italianos ficaram de fora das duas últimas edições. No total, Buffon ainda disputou quatro vezes a Eurocopa e duas vezes a Copa das Confederações.
Apesar de ter conquistado a Copa do Mundo, Buffon nunca venceu a Liga dos Campeões, mesmo tendo chegado à decisão do torneio. No futebol italiano foram 10 títulos da elite do futebol do país, seis vezes a Copa da Itália, sete da Supercopa da Itália e uma vez a Série B italiana. No futebol francês, o goleiro conquistou os títulos do Campeonato Francês e da Taça dos Campeões. Na galeria de títulos ainda tem uma Liga Europa conquistada pela Juventus.
Do Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário