O Draft da NBA acontece nesta quinta-feira (29) e é o primeiro grande evento da próxima temporada da Liga. O recrutamento é o momento principal para os jovens entrarem na NBA, seja do basquete universitário norte-americano, Europa, ou, até mesmo, da G-League (liga de desenvolvimento da NBA).
O recrutamento deste ano é muito esperado, já que terá diversos jogadores de grande sucesso no College ou fora dos Estados Unidos. É considerado, por muitos, um dos melhores dos últimos anos e que pode ser lembrado para sempre como um dos mais qualificados da história.
A partir das 21h00 (hora de Brasília) desta quinta-feira, a ESPN e o ESPN App cobrem AO VIVO e EXCLUSIVO o evento deste ano.
O ESPN.com.br separou tudo o que você tem que saber sobre ele.
O que é o Draft? Como ele é dividido?
O Draft é a seleção dos novos jovens jogadores para a NBA. Ele existe em todas as grandes ligas norte-americanas.
No caso da NBA, são duas rodadas de 30 escolhas cada. Tradicionalmente, cada equipe tem uma escolha de primeira rodada, mas por conta de trocas, o número geralmente muda. As equipes com piores campanhas na temporada anterior têm a maior chance de conseguirem as primeiras escolhas, onde sairão os grandes prospectos.
Em 2021, quem deu sorte foi o Detroit Pistons. A equipe tem a primeira escolha do recrutamento.
Veja a ordem das escolhas de loteria do recrutamento (as 14 primeiras):
Destaques
Cade Cunningham
Cade é um dos prospectos mais aguardados dos últimos tempos. Com altura de ala, o ex-jogador de Oklahoma State é um armador com ótima visão de jogo e que deixa tudo muito simples em quadra. Já foi até comparado e dito como o Luka Doncic 2.0 por Mike Schmitz, analisa da ESPN americana. Se for a 1ª escolha, como é esperado, já eleva o nível dos Pistons de imediato.
Jalen Green
Idade: 19 anos
Green é considerado o melhor pontuador do recrutamento. Muito atlético, pontua de quase qualquer lugar da quadra e com a experiência adquirida já em nível profissional na G-League, deve ter uma transição não tão complicada para a NBA.
Evan Mobley
A comparação com Anthony Davis já diz muito sobre a qualidade de Mobley. Pivô estilo moderno, com excelente movimentação de quadra, arremesso de média e longa distância e defesa de altíssimo nível (três tocos de média na temporada do College). Um dos melhores potenciais de todo o recrutamento.
Jalen Suggs
Suggs virou uma espécie de “queridinho” do público ao ser um dos líderes de Gonzaga no March Madness. A bola de três do meio da quadra contra UCLA para dar a vitória aos Bulldogs mostrou ainda mais a qualidade do jogador. O melhor armador do Draft, na opinião de vários analistas.
Vale ficar de olho
Scottie Barnes
Barnes é um dos jogadores mais intrigantes do Draft. Com 2.05m, ele joga de armador e tem uma visão de quadra que chama muito a atenção. A questão é o arremesso, ainda pouco utilizado e bem irregular. Seria um novo Ben Simmons?
Jonathan Kuminga
Kuminga é um dos mais novos atletas do Draft e, com a experiência adquirida na G-League, pode ter uma boa transição para a NBA. Ótimo na defesa, o ala tem braços longos, grande envergadura, mas ainda se apresenta muito cru nos atributos de ataque.
James Bouknight
Bouknight impressionou a todos pela capacidade de pontuar. No College, foi o cestinha de Connecticut e sempre que esteve saudável via-se um grande futuro pela frente. Já rompeu o ligamento cruzado do joelho anteriormente e isso nunca é bom para se ter no currículo.
Moses Moody
Moody é um dos melhores arremessadores do recrutamento. Para uma equipe que precisa de um ala jovem, com bom chute e defesa consistente, o ex-jogador de Arkansas é um nome praticamente certeiro.
Os melhores jogadores internacionais
Josh Giddey
Alperen Sengun
Usman Garuba
Brasileiros no Draft?
O Draft de 2021 não terá nenhum brasileiro. Gui Santos, do Minas, e Vinícius Lúcio, que estava no Joventut, da Espanha, eram os únicos do país inscritos no recrutamento.
Ambos retiraram os nomes (tinham até o dia 19 de julho para retirarem) e seguirão suas carreiras. Eles poderão se inscrever no Draft de 2022, caso queiram.
Do Portal ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário