Postagem em destaque

Estêvão marca nos acréscimos e Palmeiras vence o Botafogo-SP pela Copa do Brasil

Com um gol aos 52 minutos do segundo tempo, o Palmeiras venceu o Botafogo-SP por 2 a 1, nesta quinta-feira, 2, no jogo de ida da terceira fa...

SSS Fardamentos

SSS Fardamentos

terça-feira, 23 de junho de 2020

O que esperar do Chelsea com Ziyech e Werner?


O Chelsea anunciou a contratação do atacante Timo Werner. Alemão foi sondado pelo Liverpool e se tornou a segunda contratação da era Lampard. Os blues já tinham anunciado o marroquino Hakim Ziyech. Os jogadores vão integrar o elenco para a temporada 20/21.

As duas contratações foram inesperadas. O meia Ziyech chegou a ser especulado pelo Real Madrid e Bayern depois do sucesso que teve enquanto jogou no Ajax. O alemão era muito especulado no Liverpool, clube em que todos acreditavam que ele iria atuar, mas devido a crise ocasionada pela pandemia do corona vírus não foi possível contratar o atacante. Inclusive, escrevi sobre o motivo da contratação não desenrolar. 
Os dois jogadores são grandes nomes do futebol atual. Hakim Ziyech encantou o torcedor junto com seu time do Ajax que fez uma ótima campanha na Champions League 18/19. Na atual temporada (19/20) Hakim Ziyech participou de 36 jogos (contando Eredivisie, Champions League e Europa League), marcou 8 gols e 16 assistências, ficando como o segundo maior assistente da liga holandesa.
O meia de 27 anos tem como principais características : Chutes de longa distância, passes longos, dribles e ultrapassagem, características que casam muito bem com o futebol inglês. Na atual temporada teve 76,7% em aproveitamento nos passes, média de 3.3 passes chaves por jogo. Ziyech atua em várias áreas do campo, podendo fazer o ataque, função que o time do Lampard ficou refém na atual temporada.
“Acho que [Ziyech] vai trazer qualidade, pela maneira como joga, pelo fato de contribuir com assistências e gols. Eu tenho falado muito nesta temporada sobre jogos em que tivemos muita posse de bola, mas falhamos na conclusão”, disse o técnico do Chelsea em entrevista coletiva.
“Acho que ele é um jogador, para a próxima temporada, que pode nos trazer essa qualidade em cruzamentos, passes assistências, finalizações e gols. Ele vai ter que se adaptar a maneira como nós queremos jogar aqui, a maneira que jogamos também sem a bola, e a energia que queremos no time, como todo mundo tem feito. Mas a qualidade que ele tem estará lá para os torcedores verem”, concluiu Lampard. 
O alemão Timo Werner é a mais nova sensação da temporada europeia, o jogador do RB Leipzig atuou 44 vezes nesta temporada, marcando 32 gols, 13 assistências. Tem como as principais características : ultrapassagem e jogo direto, aproveitando até os passes longos dos meias, dentre eles o Ziyech que tem como características os passes longos; As finalizações são outros pontos fortes do jovem atacante, o jogador tem em média 3.6 finalizações por jogo. Com Julian Nagelsmann, o jovem atacante alemão evoluiu sua capacidade criativa, podendo render por dentro e ser participativo na construção dos lances. Werner além de ser referência no ataque, pode jogar pelos lados e desempenhar a função tanto de falso 9 como de ponta ou segundo atacante. A média de passes chaves por partida é de 1.5, números bons para um atacante que ainda vive no processo de desenvolvimento.
“Ele é claramente um jogador que gostamos. Eu o acompanho há muito tempo, como um jogador talentoso, mesmo antes de ter esse emprego. Como clube, claramente fomos atrás dele e ele certamente nos fortalecerá na minha opinião. Ele tem um talento enorme, ele teve uma temporada fantástica este ano, mas antes disso também. Onde não conseguimos fazer tantos negócios nas duas últimas janelas por qualquer motivo, isso nos deu a chance de ver alguns jovens terem mais tempo na equipe, mas estávamos muito claros de que queremos melhorar, e Timo Werner está uma assinatura que sentimos nos melhorará. Estou certamente muito empolgado por ele jogar pelo Chelsea. Estamos ansiosos para tê-lo. Obviamente, temos jogos para encontrar agora para tentar terminar bem esta temporada, mas estamos ansiosos para tê-lo para a próxima temporada.” Técnico Frank Lampard, sobre o alemão Timo Werner.

Possíveis maneiras de jogar com os dois :
4–2–3–1
Essa foi a formação mais utilizada por Lampard na temporada. A Defesa dos blues tem opções como Zouma, Azpilicueta, Reece James, Christensen e Rudiger. O técnico pode usar a base de meio campo com Kanté e Kovacic; Na frente optando por variar o Ziyech tanto por dentro, como aberto pelos lados. Ataque provável que use o jovem Abraham, deslocando o Werner para um dos lados. Com Werner e Ziyech pelos lados, os blues podem utilizar triangulações para enganar as defesas adversárias. 
4–3–3
Existem duas maneiras possíveis para a execução desta formação. A primeira é com Kante, Kovacic e Jorginho atuando como médios; O ataque seria Werner pela ala esquerda, Ziyech pela ala direita e Abraham centralizando. Esta opção utiliza a capacidade de Jorginho de recuperar constantemente as posses. Isso também permitirá que o Chelsea mantenha a posse da bola com mais frequência. Os passes de Jorginho para o terceiro terço também é melhor utilizando esta formação.

A segunda maneira é com Kante, Kovacic e Ziyech como o meio-campo; o ataque mudaria, porém, com Werner e Abraham jogando nas mesmas posições, mas Christian Pulisic ou Callum Hudson-Odoi jogando na ponta pela direita. Isso exigiria que Kante fosse o volante do time, com Ziyech e Kovacic sendo os meias por dentro. Pulisic ou Hudson-Odoi ajudariam dando amplitude para o time e contra ataques veloz.
4–4–2
Frank Lampard ainda não usou esta formação na temporada, porém é uma formação que pode surpreender os adversários pelas maneiras que ela pode ser utillizada. A primeira maneira é jogar um meio-campo em um formato diamante (ou Losango). Kante seria a base do meio campo. Os dois médios avançados à sua frente são Kovacic e Loftus-Cheek. Ambos os jogadores têm grande capacidade de drible, mas executam de maneiras diferentes. Kovacic utiliza de dribles curtos e precisos, o que lhe permite sair dos desafios com facilidade. Contrastando isso com a técnica de Loftus-Cheek, o inglês confia em seu físico e usa seu corpo para proteger a bola com mais aplicabilidade. O jogador que ocupa o papel do meia central seria Ziyech, pois ele tem a liberdade para progredir sempre que possível e já fez o papel pelo Ajax. Essa liberdade de jogar de forma ampla ou central dá a ele a oportunidade de explorar diferentes partes do campo para criar chances ou até finalizar à distância. Ele seria o ponto inicial das ações ofensivas, com a responsabilidade de criar as chances. Os dois homens na frente seriam Abraham e Werner. Esta seria uma visão interessante da combinação. Werner poderia usar sua ultrapassagem para explorar a capacidade de Abraham em fazer a parede ou pivô.

A segunda maneira é o meio-campo ser um tradicional linha de quatro, com Ziyech jogando como segundo atacante livre, Werner mais na frente. Pulisic e Hudson-Odoi como alas, Kante e Kovacic por dentro. Ziyech vai ter mais liberdade para criar, sem se preocupar tanto com a marcação, visto que Kante e Kovaci estarão cobrindo o marroquino, que terá que criar oportunidades para o alemão marcar.

Do Portal Medium

Nenhum comentário:

Postar um comentário