Karl-Anthony Towns se tornou, neste sábado (19), o primeiro pivô a vencer o torneio de três pontos do All-Star Weekend da NBA, disputado neste ano em Cleveland. O jogador do Minnesota Timberwolves bateu na final os armadores Trae Young, do Atlanta Hawks, e Luke Kennard, do Los Angeles Clippers, que terminaram empatados em 26. Towns anotou 29 pontos em 40 possíveis na rodada final, a maior marca da história (vale lembrar que esse é apenas o terceiro ano em que os jogadores podem alcançar 40 pontos).
Outros jogadores de alta estatura já haviam conquistado o título no torneio, como por exemplo Kevin Love e Dirk Nowitzki. Towns, porém, é o primeiro pivô de ofício (posição 5) a conseguir o feito. Ele se tornou também o segundo jogador do Timberwolves a ser campeão. O primeiro foi justamente Love, em 2012. Meses atrás, Towns se intitulou como o “melhor arremessador grande de todos os tempos”, e o desempenho desta noite pode reforçar o argumento do atleta.
O primeiro competidor da noite foi o ala-armador Desmond Bane, do Memphis Grizzlies. O segundanista começou mal, errando arremessos da zona morta. No entanto, o acerto de uma das bolas verdes, que valem três pontos, ajudou o jogador a terminar a rodada de qualificação com 18 pontos. Em seguida, C.J. McCollum realizou sua terceira participação no torneio. Recém-chegado ao New Orleans Pelicans, o jogador também começou frio, mas emplacou boa sequência acertando todas as cinco bolas do rack central, anotando 19 pontos ao fim.
O arremessador seguinte foi Luke Kennard, do Los Angeles Clippers. Dono do melhor aproveitamento em bolas triplas nesta temporada (44,6%), mostrou estar calibrado também no torneio de três pontos. Depois de um air ball no primeiro rack, o canhoto esquentou e matou todas as bolas do centro, além de ter convertido uma bola verde e pelo menos uma bola colorida (money ball) em todos os racks, finalizando com 27 pontos.
Também em sua terceira participação, Zach LaVine sucedeu Kennard e foi a decepção do torneio. Após um bom início, errando uma bola da zona morta, acertou só uma do rack central e terminou com apenas 14 pontos, automaticamente eliminado da final. Na sequência, o australiano Patty Mills foi à quadra e, depois de errar todos os arremessos da zona morta, conseguiu a sobrevida acertando as duas bolas verdes, somando 21 pontos.
Logo após Mills, entrou em ação o campeão do torneio. Towns errou apenas uma bola do segundo e do último rack, anotando 22 pontos. O pivô chamou atenção pela pouca (ou até nenhuma) distância do chão no ato do arremesso.
Fred VanVleet veio em seguida e pintava como um dos favoritos ao título, sendo o jogador com mais bolas de três anotadas na temporada entre os competidores. Na prática, o que se viu foi uma performance aquém das expectativas, com apenas 16 pontos.
Para fechar a fase de qualificação, Trae Young garantiu sua vaga para a final com emoção. Depois de acertar apenas uma bola na primeira zona morta, Trae melhorou após acertar uma bola verde e fechou com uma boa sequência no último rack, ultrapassando Patty Mills na última bola e se juntando a Towns e Kennard na final, com 22 pontos.
FINAL
Towns abriu os trabalhos da final com grande exibição. Errou apenas uma na zona morta, acertou quatro money balls no rack especial e uma bola verde, além de acertar todas as bolas do quarto rack. Os 29 pontos anotados pelo pivô não seriam mais alcançados.
Trae e Kennard teriam missão difícil, e o armador de Atlanta foi o primeiro desafiante. Começou bem, errando apenas uma bola do centro e matando uma bola verde. No entanto, mesmo tendo acertado money balls em quatro oportunidades, não foi páreo para o rival dos Wolves, terminando com 26 pontos. Com uma performance parecida com a de Trae, Kennard até teve chances de vencer o título, principalmente depois de acertar quatro bolas coloridas do rack “especial”, mas os erros na zona morta nos segundos finais limitaram o jogador dos Clippers ao empate com Trae, garantindo o título a Towns.
Na atual temporada, o campeão Karl-Anthony Towns é o maior pontuador de Minnesota, com média de 24,4 pontos por jogo, além de 2,1 bolas de três e 40,9% de aproveitamento no perímetro.
Do Portal The Playoffs
Nenhum comentário:
Postar um comentário