Lewis Hamilton consolidou o domínio apresentado pela manhã, liderou também o treino livre 2 e fechou a sexta-feira (8) em Istambul como o grande nome da abertura do fim de semana do GP da Turquia de Fórmula 1. O heptacampeão mundial, que vai perder dez posições no grid de largada em relação à posição a ser obtida na classificação de sábado, marcou 1min23s804 como melhor volta. Outro grande destaque da sessão vespertina foi Charles Leclerc, que ficou a apenas 0s166 do tempo estabelecido por Lewis. Valtteri Bottas, 0s410 mais lento que Hamilton, fechou a lista dos três primeiros do TL2.
A Red Bull só apareceu em quarto e quinto na tabela de tempos do treino da tarde. Max Verstappen foi superado pelo companheiro de equipe, Sergio Pérez, e fechou o top-5 com tempo 0s635 mais lento na comparação com o registrado por Hamilton.
Lando Norris voltou a andar bem com a McLaren e virou o sexto melhor tempo, seguido pelas Alpine de Fernando Alonso e Esteban Ocon. Pierre Gasly foi o nono e Antonio Giovinazzi concluiu a sessão em décimo. Já Sebastian Vettel, com a Aston Martin, foi só o 16º, duas posições atrás da McLaren de Daniel Ricciardo.
A Fórmula 1 volta a acelerar em Istambul Park neste sábado. O treino livre 3 terá início às 6h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação está marcada para 9h.
Conforme previsto pela meteorologia para a tarde, os ventos fortes atingiram o Istambul Park desde antes do início do treino livre 2. Os pilotos não perderam tempo e aproveitaram cada um dos 60 minutos da sessão e deixaram os boxes logo nos instantes iniciais da atividade.
Com tantos carros na pista logo de início, o tráfego tornou-se um problema para muitos pilotos. Outro ponto foi que o asfalto ainda não tinha a melhor aderência em alguns pontos, o que provocou, por exemplo, a rodada de Nicholas Latifi na curva 9.
No início do treino, Charles Lelerc e Sergio Pérez se alternaram na liderança, Lewis Hamilton se colocava em terceiro, à frente de Valtteri Bottas, e Max Verstappen era o quinto, mas reclamava de escapadas de traseira do carro. Os cinco primeiros usavam pneus médios. A sequência depois foi quebrada por Lando Norris, que pulou para segundo com pneus duros na sua McLaren.
Logo depois, no entanto, os dois carros da Mercedes avançaram ao top-3: Hamilton, em segundo, 0s099 mais lento que Leclerc, enquanto Bottas aparecia em terceiro. O monegasco detinha o melhor tempo com 1min24s102.
Na sequência da sessão, todos os pilotos calçaram pneus macios para as voltas em ritmo de classificação. Hamilton não conseguiu fazer um bom primeiro tempo com os compostos vermelhos e marcou 1min23s840, o que ainda assim lhe garantiu a ponta provisória. Verstappen, por sua vez, não conseguiu sequer fazer frente ao tempo de Hamilton e foi superado até mesmo por Sergio Pérez na primeira volta com os macios.
Hamilton melhorou mais um pouco e anotou 1min23s804, mas Leclerc estacionou em 1min24s102. Bottas aparecia em terceiro, com Pérez em quarto e Verstappen só em quinto. Ainda houve tempo para Fernando Alonso subir para sexto e Esteban Ocon para sétimo.
Durante os trabalhos de pista, Pierre Gasly, que era o nono colocado, despontou com uma mensagem incomum: “Acho que meus braços são curtos demais para virar o volante”. Naquele instante, Leclerc enfim conseguiu melhorar um pouco sua marca e se aproximou do tempo de Hamilton ao ficar 0s166 atrás.
Com pouco menos de 20 minutos para o fim do treino, pilotos e equipes voltaram o foco para as simulações em ritmo de corrida. Neste período, os trabalhos foram feitos em sua maioria com os pneus médios e duros, que vão ser usados predominantemente na corrida. Durante seu stint, Verstappen reclamou de vibrações na parte dianteira do carro e mostrou ter um conjunto instável nas suas voltas.
Em contrapartida, Hamilton mostrava ter ritmo de corrida muito bom, enquanto Leclerc tinha desempenho ligeiramente melhor que o de Bottas. Verstappen, em contrapartida, andava atrás até mesmo de Gasly com o tanque mais cheio. Já Nikita Mazepin, em último na tabela, chegou a rodar, em incidente sem maiores prejuízos na curva 8.
Ao fim de 60 minutos de atividade, Hamilton consolidou o domínio estabelecido em todo o dia e fechou a sexta-feira como o melhor em Istambul.
Do Portal Grande Prêmio
Nenhum comentário:
Postar um comentário