Com 41 anos, Gasol já havia anunciado sua despedida do basquete internacional em agosto, logo após a eliminação da Espanha para os Estados Unidos nas quartas de finais dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
“Vou me aposentar do basquete profissional. É uma decisão difícil depois de tantos anos, mas é uma decisão que realmente tomei”, disse.
O pivô espanhol teve uma carreira vitoriosa que durou mais de duas décadas e lhe rendeu dois títulos da NBA e uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Basquete, com a seleção espanhola. Gasol disputou ainda cinco Olimpíadas e o último clube que ele defendeu foi o Barcelona, onde estava desde fevereiro deste ano.
O jogador ganhou dois títulos da NBA com o Los Angeles Lakers, em 2009 e 2010, e teve médias de 17,0 pontos e 9,2 rebotes em 1.226 jogos da temporada regular com cinco times da NBA, incluindo Memphis Grizzlies, Chicago Bulls, San Antonio Spurs e Milwaukee Bucks. Ele foi o terceiro escolhido no Draft de 2001 da NBA, sendo selecionado pelo Atlanta Hawks e negociado em seguida com o Memphis Grizzlies.
Gasol jogou pela última vez na NBA com os Bucks em 2019. Ele chegou a assinar contrato com o Portland Trail Blazers naquele ano, mas nunca conseguiu jogar devido a lesões.
Ganhou ainda um título mundial com a Espanha em 2006, além de títulos europeus em 2009, 2011 e 2015. Por fim, ajudou a Espanha a ganhar medalhas de prata Olímpica em 2008 em Pequim e 2012 em Londres, além do bronze em 2016 no Rio de Janeiro.
O Los Angeles Lakers, franquia pela qual o espanhol mais se destacou na NBA, prestou uma homenagem ao craque nas redes sociais e de acordo com informações do repórter Shams Charania, do The Athletic, os Lakers planejam aposentar a camisa 16, usada pelo jogador nos títulos de 2009 e 2010, ao lado de Kobe Bryant.
Do Portal The Playoffs
Nenhum comentário:
Postar um comentário